[Por: Douglas Martins]
Esta é minha despretensiosa resenha para o filme Capitão América, que assisti recentemente. Nem preciso avisar que haverá [[IMENSOS SPOILERS]] abaixo, certo? Ok, bora então.
----
Vi nesse último final de semana o filme do Capitão América - O Primeiro Vingador e, de longe, é o mais fraco da Marvel e do gênero super-herói que saiu nesses últimos anos, na minha opinião.
Desse forma, confesso que estou começando a ficar com um pézinho atrás em relação ao tão aguardado filme-evento deles pra 2012 - Os Vingadores. Acho que só o Homem de Ferro vai prestar (ok, talvez o Hulk também)!!
São vários os aspectos que não gostei no filme e o principal deles está nas cenas de ação, que são pouquíssimas, rápidas, sem imaginação e o pior: a falta total de emoção. Ter um filme de super-herói com escassez de ação não é problema, se todo o resto for feito com esmero, tensão e criatividade, Batman e o X-Men Primeira classe estão aí pra não me deixar mentir.
E o vilão? Achei fraco demais, sem nenhuma presença forte e com um planinho de quinta e prá lá de clichê: tentar conquistar o mundo (affff). Como o gênio fara isso? Bombardeando as principais capitais com sua arminha vinda dos deuses (E olha aqui Odin, pai do Thor, sua divindade é um fanfarrão esquecidinho. Vamos cuidar melhor dos seus pertences?? O senhor está deixando muito de suas coisas caírem na terra). Vendo Pink e o Cérebro, por exemplo, afirmo que estes ratinhos apresentavam planos muito mais interessantes e criativos de dominação mundial do que o bonitão do Caveira Vermelha. Tenha dó!
E o que falar do romancezinho que aparece?! AHHH o amor! Ele é apresentado da forma mais forçada possível e está no filme porque tem que estar. Um herói tem que ter sua amada para proteger e etc. Sem contar no clássico e MEGA clichê "beijo na hora mais inapropriada do mundo". Os dois pombinhos estão em meio ao mais intenso tiroteio e resolvem se esconder atrás de uma parede daí, o herói, olha e fala "Tenho que ir, fique aqui" e a mocinha "Oh, que lindo" e rola o beijo e ele se vira e vai em direção à morte! AHHHHHHHHH que pastel! hehe E outra, queria ver essa bonitona fazer isso se o pirralho magrelo do começo não tivesse se transformado em puro músculo depois, isso porque ela não dá nenhuma pista de que gosta dele antes do soro. Mulheres, podem ficar bravas com essa superficialidade que foi exposta aqui.
Agora o protagonista! Sim, seu passado é revelado, porém, sem que nada de realmente interessante seja mostrado!! hehe. Incrível né? Só o que eles se preocupam em fazer é apresentar o Steve Rogers como um mirrado e esquelético rapazinho que quer porque quer se alistar no exército e zaz (o sonho de TODO o adolescente em época de guerra, certo?... eu e a grande maioria estaríamos era escondidos debaixo da cama). Há somente uma fala dele de 3 segundos em que ele acaba revelando mais sobre sua vida, onde diz que a mãe (ou o pai, pouco se importa) morreu sei lá do quê (grande profundidade hein Batman) e mais nada! É um patriotismo que não se explica de onde e porque surgiu. Ele apresenta essa característica e pronto acabou e engole esse choro. Tanto é que, numa cena que deveria funcionar pra nos mostrar esse seu amor aos outros, Rogers protege os demais colegas do exército de uma granada (falsa, por sinal) jogando seu corpinho magro em cima dela na tentativa de abafar sua explosão e suicidando-se no processo, só que, este ato perde seu valor por justamente não sabermos o motivo de tamanho desejo de ser herói e de se sacrifícar em prol dos demais. Por que isso? Por ser magro e vítima de bullyng a vida toda ele quer provar que mesmo o mais pequeninho dos seres pode fazer a diferença??.. ahhh para, que chatinho, que forçado, que bobinho, que batido e que Disney!!!
Outra coisa chatíssima e aborrecida foi a introdução do escudo na trama. É tudo meio jogado e, meu, é o escudo do Capitão América rapaziada.. necessitávamos de uma importância maior pra ele. Começa quando, ainda magro, Rogers aparece se defendendo dos troncudões com a tampa da lata de lixo (redondona) ou com uma porta de um taxi depois de tomado o soro anabolizante. Daí, mais pra frente, o papai Stark apresenta, sem explicação apropriada e sem mais nem menos um monte de escudos, mais ou menos assim: "Olha aí rapaz, escolhe um escudinho vai!" quando Rogers, na maior sorte, avista embaixo da mesa, dentro de uma caixa de papelão o famoso escudo redondo e diz "Ahh eu quero este, é maior legalzão" daí o panaca do Stark fala "Ah eh, tinha esquecido esse aí, ora bolas.. HAHAHA que cabecinha a minha, ele é só o MELHOR escudo que existe no MUNDO e estava bem debaixo dos nossos narizes, pode pegar, amigão" HAHAHAH e a gente é o palhaço pra aceitar essa bobeira! Vá te catar.
Já os efeitos especiais de mudança de corpo do ator Chris Evans eu achei bacaninha, mas para os dias de hoje, convenhamos, é arroz com feijão. O Senhor dos anéis fazia isso há (pasmem!!) DEZ ANOS ATRÁS com o espetacular e profundo Gollum vivido por Andy Serkis. Então.. nada demais.
Odiei também a ambientação. No começo, quando as letras aparecem na tela para nos trasportar à época da segunda guerra, achei legal. Mas.. o passado ali mostrado é mais futurístico que o nosso presente. Repare nas instalações da hidra e dos nazistas que mais parece uma uma nave alienígena. E a Nova York de 1942 com trens e metrôs suspensos no céu?? Sem contar o carro que voa do pai do Homem de Ferro. Que ridículo, patético.
As únicas coisas que realmente apreciei no filme foram o modo escolhido para explicar o surgimento do arquétipo do "Capitão América" propriamente dito: uma figura e arma de propaganda/marketing para a política da época (com direito à comerciais, shows na TV e até filmes) e, também, como que alguns elementos inseridos aqui se encaixam nos outros filmes da Marvel como, por exemplo, o soro de super soldado que foi desenvolvido pelo pai de Tony Stark e que seria utilizado em Hulk na criação do vilão Abominável.
Dessa forma, a exemplo do que é dito na critica de Pablo Villaça do Cinema em Cena ( leia aqui na íntegra http://tinyurl.com/8xrxnnn), este filme não passa de um Trailer de duas horas para os Vingadores. Mas, poxa, que trailerzinho chato, arrastado e sem emoção. Repito, o grande e mundialmente antecipado filme com os principais heróis da Marvel juntos está é com grandes chances de ser um fiasco imenso já que seu líder, o Capitão América, é tão bocó assim.
---
Comente, me diga se gostou ou não desse filme. =)
1 comentários:
Na boa, eu gostei!! ehehehehe
Realmente, deixou muita coisa a desejar, incluse ação! Mas mesmo assim eu gostei um cadinho. Não foi por exemplo, um Homem de Ferro, um incrível Hulk ou até mesmo um Thor...Gostei muito mais do Thor aliás...
Mas tá valendo! Vamos esperar agora pela estréia dos Vingadores e vejamos como será!
Postar um comentário